O estilo do Bebado
O Punho, Forma ou Boxe do Bêbado é um dos estilos mais referenciados no universo das artes marciais chinesas. Apesar das inúmeras citações em filmes, HQs e imaginário pop ocidental, ele é uma das rotinas menos conhecidas e praticadas, mesmo na China.
As variações da forma aparecem em escolas tanto do Norte como do Sul, embora suas características básicas se mantenham quase inalteradas. Nas línguas faladas na China, o ‘Punho Bêbado’ é grafado como Joi Baat Seen Kuen, Zui Ba Xian Quan (que se refere mais especificamente à variação dos Oito Imortais) e, mais comumente, Zui Quan. Estudiosos concordam que a origem do estilo é ligada a raízes religiosas, tanto budistas como taoístas.
Um dos mitos de origem da linhagem budista se baseia na suspensão da proibição do consumo de álcool e carne por ocasião do apoio dos monges a Li Shimin (Dinastia Tang), que quando se tornou imperador presenteou o mosteiro com terras, vinho e mantimentos. Outro credita a criação no período posterior da Dinastia Song, quando um artista marcial, Liu Qizan, após ter morto acidentalmente uma pessoa, se refugiou no mosteiro fazendo os votos. Ele costumava beber muito e os monges decidiram expulsá-lo; embriagado e raivoso, Liu desafiou e venceu 30 monges. Na ressaca, meditou sobre sua performance embriagado e decidiu refinar a técnica. O abade, impressionado, pediu que ele a transmitisse. A linhagem bêbada Shaolin possui formas de armas variadas, sendo a mais importante a do bastão.
Os Oito Imortais BêbadosA genética taoísta do Zui Quan está vinculada diretamente ao sistema dos ‘Oito Imortais Bêbados’ que compreende oito katis cada um representando um imortal com habilidades e características de combate específicas. Essas habilidades refletem de maneira alegórica e arquetípica as técnicas e características do sistema. Lü Dongbin, o líder dos imortais, por exemplo, possui uma extrema força interna e precisão em golpes e técnicas como o dim mak. Outros se destacam pela potência, flexibilidade, capacidade de distração (fintas) ou pelas técnicas de chutes, de Shuai Jiao ou de chin na. A arma mais utilizada pelo sistema interno é a Espada Bêbada.
Estas linhagens deram origem as rotinas – ou sistemas – do Bêbado, hoje concentradas em apenas seis nichos: a do Nei Jia ou estilos internos, a do Hung Gar, a da família Ma (Estilo das Oito Sombras ou Ba Ying), a dos estilos do Macaco e Garra de Águia e a do Choy Lay Fut, que possui, na linhagem do Grão-Mestre Lee Koon Hung, uma forma do bêbado muito sofisticada que é, na mesma medida, muito famosa e raramente dominada. O Wushu também adaptou a rotina para suas apresentações.
Fonte:
https://zenkungfu.wordpress.com