Māo Quán (貓拳), também conhecido como Mao Chuen (Boxe do Gato), é um estilo de Kung Fu com características do sul da China, acredita-se que essas tecnicas se mantiveram principalmente nas regioes de Yunnan, Chóng qìng, Sì chuane e Guanxi
Este é um estilo muito combativo e portanto todas as suas técnicas são baseadas nas necessidades e rigores da guerra e da caça. Assim como outros estilos, é baseado nos movimentos de animais.
Nosso sistema é composto por seis estilos fundamentais (Tigre, Serpente, Carneiro, Palma, Cegonha e Louva-a-Deus), além de estilos avançados. Como o próprio nome indica, o principal estilo característico do sistema é o Gato, considerado um estilo avançado. Para desenvolvê-lo, o praticante precisa dominar antes os estilos fundamentais.
O estilo do Gato utiliza movimentos triplos, multifocais, com o uso de patas, garras, punhos, pés, joelhos, cabeça, cotovelos, costas e ombros, sempre empregando contração interna, impacto e velocidade.
O estilo foi introduzido no Brasil nos anos 60 por um imigrante chinês, provavelmente fugitivo da Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung. Esse imigrante ficou conhecido como Sr. Peng Hao Ming.
Sr. Peng, trabalhava em uma transportadora como ajudante e em uma de suas viagens pelo interior de São Paulo (em Ribeirão Preto), acabou conhecendo um menino de 13 anos chamado Ronaldo Candido Ferreira, que já praticava Karatê. Após observar o grande potencial do jovem Ronaldo, o Sr. Peng, começou a ensinar-lhe as técnicas de sua família, que inicialmente consistiam em aplicações de combate, sem a existência de Taolus (Katis).
Sr. Peng, relatou ao jovem Ronaldo que ele era membro de uma familia de colhedores de arroz na provincia de Yunnan, uma região montanhosa no sul da china e faz divisa com o tibet e vietnã
O diálogo entre os dois era difícil, pois o Sr. Peng mal falava português. De forma bastante simples, disse ao jovem Ronaldo que havia aprendido o estilo com sua família. Após alguns anos de treinamento intenso, Ronaldo precisou se mudar para São Paulo e perdeu o contato com seu mestre.
A partir de então, o atual Grão Mestre Ronaldo passou a treinar incansavelmente com seus irmãos Rogério e Rodolfo, praticando e pesquisando as técnicas aprendidas com o Sr. Peng Hao Ming.
Em 1975, após anos de treino e estudo, Ronaldo conheceu o Sr. Wilson, praticante do estilo Wing Chun, que ficou impressionado com suas habilidades. Wilson conversou com seu mestre, Thomas Lo (Lo Siu Chung), sobre as técnicas demonstradas. Mestre Thomas Lo convidou Ronaldo à sua casa para uma apresentação.
A partir desse momento, Ronaldo obteve o reconhecimento de mestre Thomas Lo, que afirmou que, com seu treino e dedicação, havia resgatado uma forma muito antiga de Kung Fu, não encontrada em academias. O mestre decidiu complementar seus conhecimentos com técnicas avançadas de respiração e concentração.
Após praticar essas técnicas, Ronaldo voltou à casa de mestre Thomas Lo para uma nova apresentação. Ao final, foi convidado a tomar uma xícara de chá com a família do mestre — um gesto simbólico — e lhe foi dito que estava apto a abrir uma escola.
Desde então, Mestre Ronaldo adaptou uma metodologia à vivência marcial que já possuía, para ensinar o estilo Kung Fu Mao Quan, que se caracteriza pelo uso das articulações, respiração e energia “Qì” em todos os movimentos explosivos. Seguindo as orientações de mestre Thomas Lo, desenvolveu todos os Taolus do estilo.
Assim, fundou a 1ª Escola de Kung Fu Mao Quan em 10 de outubro de 1977, na cidade de Osasco (Grande São Paulo). Por volta de 1984, mudou-se para Fortaleza - CE, e passou a vir periodicamente a São Paulo para ver a família e continuar o treinamento de seus alunos mais antigos. Essa rotina perdurou até 2004, quando retornou definitivamente a São Paulo.
Atualmente, o Grão Mestre Ronaldo ministra aulas apenas para alunos graduados e oferece cursos de aperfeiçoamento nos estilos que compõem o sistema Mao Quan de Kung Fu.
O gato utiliza movimentos triplos, multi focais, com as patas, garras, punhos, pés, joelhos, cabeça, cotovelos, costas e ombro usando sempre: contração interna, impacto e velocidade e ataques perigosos e súbitos, confundindo o oponente. O Praticante desenvolve velocidade, destreza e precisão.
O praticante desenvolve força e resistência física. È baseado no animal carneiro, sendo um Estilo robusto que usa movimentos curtos, médios e longos assim como baixos, médios e altos, Além de chutes, cabeçadas, joelhadas e cotoveladas. Etc tornando todo o corpo uma arma mortal.
O punho é conhecido por sua devastação. Alguns treinamentos específicos para esse estilo envolvem exercícios de respiração, exercícios de força com o peso do próprio corpo e com equipamentos, rolamentos, entre vários outros.
O Praticante desenvolve força e contração interna. Os movimentos de palma são curtos, com extremo impacto e dano interno. A palma desenvolve invunerabilidade natural no praticante que a treina.
Alguns treinamentos desse estilo envolvem técnicas de respiração, exercicios de contração e força interna usando diversos espaços e equipamentos, endurecimento da mão entre outros.
Os movimentos de ataque e defesa do estilo tem um método de usar as mãos em forma de garras, que podem servir para bater, agarrar ou rasgar, entre outras possibilidades.
O tigre é conhecido por sua força, com movimentos secos e curtos que utilizam todo o peso do corpo na pata. O praticante desenvolve força e resistencia fisica, posturas baixas, ferocidade e tenacidade. seu treinamento, dentre diversas outras coisas, fortalece de forma consideravel a força nos dedos e antebraço, bem como o fortalecimento ósseo. è conhecido pelos chineses como "Aquele que espanta os maus espiritos".
O estilo da serpente é executado utilizando as mãos simulando a cabeça de uma serpente. A Serpente tem movimentos contínuos, rítmicos e precisos, que se adaptam e envolvem seu oponente, realizando ataques perigosos e súbitos, confundindo o oponente. O Praticante desenvolve velocidade, destreza e precisão.
Dentre os treinamentos desse estilo, temos exercícios de respiração, giros dos braços, treinamento de passos e movimentações especificas mergulho, etc
O estilo Louva a Deus possui as características agressivas de ferocidade e combatividade do inseto. Possui golpes precisos e potentes que são desferidos a curta distancia e de forma bastante veloz. Utiliza diversas partes do corpo para atacar, como punhos, dedos, cotovelos e também chutes poderosos, além da capacidade de projetar o oponente ao chão em diversos movimentos.
O praticante desenvolve boas posturas, bloqueios e contra ataques. O Louva a Deus é paciente e utiliza sempre movimentos duplos em alvos distintos. Alguns treinamentos desse estilo envolvem o fortalecimento e mobilidade da articulação do punho, calejamento do dorso da mão (muito usada para desferir golpes potentes), exercícios de respiração, entre vários outros.
A cegonha utiliza movimentos leves e longos, visando sempre os pontos vitais do oponente e atacando esses pontos com força, entretanto, se movendo de forma leve e graciosa. A cegonha é característica por usar a ponta dos dedos unidos em forma de bico para realizar seus ataques. O praticante desenvolve equilíbrio, leveza e precisão dos pontos vitais. Ela fortalece e alonga os tendões além de ser especialista em sair de torções.
Alguns dos treinamentos desse estilo envolvem exercícios que visam a movimentação leve e ataques aos pontos vitais, técnicas de respiração, etc.